Circuito da Alimentação Saudável
Postado 14/03/2014

 
Postado por
Silvia Maria Bramucci da Rocha

Curitiba - PR
(41) 3350-3878
Organização/Instituição Promotora da Experiência : Secretaria Municipal do Abastecimento
Área da Experiência: Agricultura/Abastecimento, Consumo, Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 0 a 10 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Estudantes
Tipo Local: Outros
Tipo Experiência: Atividade Lúdica e Artística, Aula, Dinâmica em Grupo, Exposição, Material Audio-visual, Material Impresso, Oficina/Workshop, Visita Orientada/Saída de Campo
Temática: Produção agroecológica, Agricultura urbana e hortas , Alimentos ultraprocessados / alimentos industrializados, Higiene / conservação dos alimentos, Promoção da Alimentação Adequada e Saudável


Sobre A Iniciativa:

Preocupados com o perfil nutricional das crianças curitibanas e, cientes de que medidas de intervenções devem ser adotadas para reversão do quadro, a Secretaria Municipal do Abastecimento apresenta uma proposta de EAN intersetorial, realizada de forma lúdica e interativa, que certamente favorecerá a adoção de atitudes e práticas alimentares mais saudáveis. Esta estratégia vem sendo adotada para colaborar com a formação de futuros cidadãos conscientes e críticos e que influenciarão seus familiares na adoção de melhores hábitos de vida.



Passo A Passo:

A proposta prevê o desenvolvimento de uma ação educativa com foco na Promoção da Alimentação e Vida Saudável, favorecendo a construção de hábitos promotores de saúde. Nesse contexto, insere-se a discussão da implantação da Horta Escolar, para que crianças, adolescentes e adultos vivenciem e entendam o ciclo de vida do alimento, desde a produção, a coleta e a preparação do alimento, representando assim um laboratório para diferentes atividades didáticas relacionadas à alimentação.

Recepção das crianças: O Circuito realiza uma abordagem inicial, situando os participantes para o desenvolvimento de cada uma das etapas, apresenta um vídeo educativo inicial com as noções básicas para uma vida mais saudável.

A seguir, passa para uma sequência com as seguintes atividades:

1º Horta: estação em que os participantes aprendem como os alimentos são produzidas. Nesta etapa, demonstra-se como plantar e como cultivar os alimentos.

2º Mini mercado: nesta estação, os participantes simulam uma compra, em um mercado formado por réplicas de alimentos e embalagens customizadas de produtos alimentícios. Ao final das compras, recebem orientações de nutricionistas, com relação aos alimentos escolhidos, ressaltando a importância das escolhas, quantidades e freqüência do consumo de alimentos e produtos escolhidos.

3º Higiene de mãos: nesta estação, os participantes assistem a um vídeo educativo sobre as bactérias e a importância da higienização das mãos, assim como dos alimentos, como importante ação de prevenção de doenças. Desenvolvem uma prática da técnica correta de higiene de mãos.

4º Oficina Culinária: na última estação, as crianças recebem orientação de nutricionistas sobre o aproveitamento integral dos alimentos e aprendem, na prática, como preparar receitas mais nutritivas.

Encerramento: Ao final do circuito, fazem a degustação das receitas preparadas e recebem uma cartilha de atividades com tema alimentação saudável e folders com as receitas trabalhadas.



Considerações:

Este trabalho vem sendo oferecido à toda rede municipal de ensino desde 2010 e a cada ano a atividade vem sendo ajustada e refinada. A demanda vem gradativamente aumentando e a medida que as escolas conhecem melhor a atividade demonstram interesse em trazer novas turmas principalmentes aquelas que estão trabalhando com a temática, de forma a proporcionar aos seus alunos uma complementação de assuntos debatidos em sala de aula, de uma forma prática e que reportam os alunos para atividades do cotidiano.

Até o momeno não foi realizada nenhuma forma de avaliação dessa experiência, sendo que a equipe técnica responsável pelo desenvolvimento da mesma, apesar de ter profundo interesse nessa avaliação, recebe diariamente a incumbência de atender diferentes demandas de EAN.



Interesses: Não tenho conflitos de interesses a declarar.




Álbum de Fotos da Experiência



Biblioteca da Experiência
1 - Circuito da Alimentação Saudável


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui