CURSO: ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA BEBÊS APARTIR DO 6º MÊS
Postado 30/04/2015

 
Postado por
Veronice Adriane Schlindwein

Vera Cruz do Oeste - PR
4598533713 4598533713
Organização/Instituição Promotora da Experiência : NASF - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA / SECRETARIA MUNICIPAL DE VERA CRUZ DO OESTE
Área da Experiência: Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 11 a 19 anos, 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Gestantes / nutrizes, Profissionais da saúde
Tipo Local: Unidade Básica de Saúde
Tipo Experiência: Curso, Dinâmica em Grupo
Temática: Aleitamento materno / alimentação complementar , Higiene / conservação dos alimentos, Prevenção/controle de carências nutricionais e desnutrição, Prevenção/controle de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias...), Promoção da Alimentação Adequada e Saudável


Sobre A Iniciativa:

O curso de Alimentação Complementar é realizado na última oficina do Grupo de Gestantes "Mãe Veracruzense", da Secretaria Municipal de Saúde de Vera Cruz do Oeste, PR. Com o objetivo de orientar a introdução alimentar aos 6 meses de idade, o curso é ministrado pela Nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Veronice A. Schlindwein e as Agentes Comunitários de Saúde Rosana A. de Oliveira e Rejane Tripper. É abordado aspectos importantes na escolha dos alimentos e no modo de prepará-los, na consistência, dos sabores, das cores e dos nutrientes para o desenvolvimento do bebê, priorizando uma alimentação adequada em complementação ao aleitamento materno. As gestantes tem a oportunidade de provar uma papinha doce e uma salgada, para que, as mesmas observem os sabores dos alimentos sem a presença do sal e do açúcar. Com tudo, pretende-se conscientizar as gestantes da importância de uma alimentação saudável na infância, afim de evitar o desenvolvimento de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes mellitus, hipertensão arterial e obesidade. 



Passo A Passo:

É realizada uma palestra pela nutricionista e após, a parte prática, com a montagem das papinhas e degustação pelas gestantes. O encerramento acontece com um "coffee", incluindo alimentos saudáveis. 



Considerações:

As gestantes relatam gostar do curso, pois a maioria são "mães de primeira viajem" e não imaginam como iniciar a introdução dos alimentos, de maneira saudável, pro seu bebê. Já foram realizados dois cursos e assim, as mães que relatam ter seguido as orientações, dizem ser práticas, bem como boa aceitação de consumo pelos bebês.    







Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui