Aula de Degustação de Vegetais para Ensino Fundamental
Postado 30/11/2017

 
Postado por
Miriam Yoshida Nishitsuji

Cornélio Procópio - PR
043999182778 4335411775
Organização/Instituição Promotora da Experiência : Secretaria de Saúde de Cornélio Procópio / NASF
Área da Experiência: Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 0 a 10 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Estudantes, Profissionais da saúde
Tipo Local: Escola / Creche
Tipo Experiência: Aula
Temática: Alimentação do escolar, Alimentos ultraprocessados / alimentos industrializados, Gastronomia / culinária, Higiene / conservação dos alimentos, Promoção da Alimentação Adequada e Saudável


Sobre A Iniciativa:

    Foi realizada no dia 24/11/2017, numa escola municipal da cidade de Cornélio Procópio (PR), uma aula de degustação de vegetais.

    Esta aula, foi a conclusão do projeto "Educação Nutricional para Ensino Fundamental", que ocorreu no 2o. semestre de 2017, e que abrangeu crianças do 2o. ano, na faixa etária de 7 anos. Neste projeto, trabalhou-se temas como: Grupos Alimentares, Confecção de Prato

Saudável, Alimentos In Natura x Alimentos Industrializados e Higiene Alimentar. Estes alunos estão saindo da fase pré-escolar, período em que estão se formando os hábitos alimentares. Sendo assim, procurou-se estimular o consumo de alimentos novos, especialmente vegetais, que normalmente são rejeitados pelo público infantil.

     Um dos objetivos deste projeto foi o de incentivar a ingesta de  verduras, legumes e frutas. Além disso, pretendeu-se observar a influência da apresentação dos alimentos na aceitação de vegetais.

     



Passo A Passo:

     Foram apresentados aos alunos, legumes cozidos em água e sal e regados com um fio de azeite de oliva. Chuchu foi cortado em forma de coelho, beterraba em forma de estrela, abobrinha no formato coração e cenoura em forma de flor. Brócolis e couve-flor foram dispostos de forma que lembrassem uma árvore de natal.

     Ofereceu-se também em cada prato induvidual, alface em tiras, tomate cereja e ovo de codorna polvilhados com sal. As crianças deveriam formar um "cogumelo" com esses alimentos, remetendo ao lúdico.

     Confeccionou-se um "pinguim" de beringela, exposto durante a aula, para atrair ainda mais a atenção das crianças.

     Quanto às frutas, ofereceu-se o "Espetinho Vitaminado", utilizando uva itália, banana, kiwi, melão e melancia em forma de coração.

     A Nutricionista participou da degustação. A cada alimento ingerido, era explicado a importância de cada um, expondo suas características nutricionais e funcionais. Foi utilizado como material de apoio, um flanelógrafo denominado: "A Cor dos Alimentos".



Considerações:

     Foi constatado que 65% das crianças deixaram restos de legumes nos pratos. Porém, a maioria se dispôs a experimenta-los. As maiores rejeições foram com o brócolis e couve-flor.

     As frutas foram bem aceitas; notou-se algumas sobras de melancia. Algumas crianças desconheciam o kiwi e o melão mas provaram e gostaram. Alguns queriam repetir.

     Conclui-se que a apresentação dos alimentos, influencia de maneira positiva na aceitação de vegetais na dieta da criança.




Custo da Experiência (R$): 70,00

Origem do Recurso/Fonte Financiadora da Experiência: Recursos Próprios


Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!


Experiências Relacionadas





Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui